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Termoquímica

From: Lúcia Salgado (luciasalgado@hotmail.com)
Date: 05 Jul 2006
Time: 16:36:19

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Q: Será que me podem esclarecer a resposta à pergunta 1.5 grupoIII do exame de Química (prova642)? Como é possível considerar "perdas de calor no processo de aquecimento da água..." como uma razão que justifique o facto de o valor experimental de entalpia de combustão (em valor absoluto) ser SUPERIOR ao valor tabelado (tb em valor absoluto)? R: Numa experiência, há sempre erros que se cometem numa medição individual. Neste tipo de experiência, o isolamento térmico deficiente vai com certeza afectar cada uma das medidas. Para saber em que sentido vai afectar a medida, terá de se saber qual a temperatura inicial e final da água e a sua relação com a temperatura ambiente. Se partirmos de água fria e chegarmos a uma temperatura igual à ambiente, pode haver até ganhos de energia do exterior para o sistema. E depois, para determinar o ponto seguinte, qual é o protocolo seguido? arrefecem a água à mesma temperatura inicial do ponto anterior ou não? No enunciado apenas nos dizem que as variações de temperatura são iguais mas nada nos dizem sobre o valor absoluto dos intervalos de temperatura usados. Daí que não possamos de ânimo leve dizer em que sentido é que o deficiente isolamento térmico afectará CADA UM DOS RESULTADOS. Mas o que é garantido, é que vai afectar todos os pontos, não necessariamente da mesma maneira porque a duração da experiência varia de ponto para ponto, porque não sabemos qual é o protocolo entre pontos, etc.. mas dificilmente volta a um ponto de partida igual ao anterior. E, ao fazê-lo, vai afectar também os coeficientes da recta que a esses pontos vai ser ajustada. Mesmo que as condições experimentais fossem tais que os pontos experimentais ficassem todos abaixo dos tabelados*, como o que se pede é uma extrapolação, a recta ajustada aos pontos experimentais pode cruzar-se com a recta ajustada aos pontos tabelados e, na extrapolação, dar um valor superior ao tabelado. Acresce ainda a estes factos, que, ao aluno, eram pedidas duas razões para a diferença entre os dois resultados e por isso o aluno nem sequer era obrigado a responder o "deficiente isolamento térmico". Podia escolher qualquer outro. Isto é, mesmo que os raciocínios, apresentados acima, fossem demais para os conhecimentos exigíveis a um aluno do 12º ano, o aluno não era obrigado a fazê-los porque tinha outras alternativas. * Os pontos tabelados também são, em princípio, experimentais. Mas estamos a partir do princípio que foram obtidos em condições experimentais suficientemente sofisticadas para que os erros fossem menores do que nesta simplificadíssima montagem esquematizada na prova.